Métodos para fazer tatuagem falsa/temporária para o Cosplay

Olá, Galera! Finalmente fiz um vídeo sobre tatuagem para o cosplay!

A Tatuagem faz parte da maquiagem do personagem, porém usar produtos de maquiagem normal e/ou artística não é o único método de fazer uma tatuagem do tipo. Se fosse, então o episódio 3 do cosmeçando na maquiagem já serie o suficiente em relação a esse conteúdo ^^

Pois bem, se você ainda não viu o episódio 3, saiba que ele é pré requisito para esse vídeo sobre tattoos. Nele você aprende sobre os produtos diversos que você pode pintar a pele. Além disso, no episódio 2, 4 e 5 você pode ver alguns produtos de maquiagem normais que também fazem parte desse processo.




Sabendo sobre os produtos de maquiagem, resta saber se você vai desenhar à mão na pele, se vai fazer um decalque ou se vai fazer um molde ^^ Como eu disse no vídeo.  (Se você não viu ainda por dar preferencia pra leitura antes, veja o vídeo! lá está bem explicado e exemplificado, e o conteúdo escrito que vem a seguir é referente a exemplos citados no vídeo).

Para desenhar à mão, recomendei o delineador à caneta, canetas hidrocor atóxicas e caneta posca. Não recomendei caneta de CD/retroprojetor por conta da possibilidade de uma reação da pele com os metais e outros componentes que essas canetas podem ter.

Para fazer um decalque, o modo que dá mais certo é usando papel carbono/stencil. As folhas são baratíssimas e você encontra em qualquer papelaria. Você vê o passo-a-passo nesse vídeo abaixo. Para transferir pra pele você pode usar álcool em gel, acetona, desodorante rolon, creme hidratante e até mesmo detergente.




Você consegue também improvisar uns decalques com a tatuagem impressa em sulfite normal, porém, a perfeição fica comprometida, uma vez que o decalque não será tão marcado como com stencil. Usando o desenho impresso, basta contorná-lo bem forte à caneta e tentar transferir pra pele com os produtos citados acima.  MAS ATENÇÃO! Para stelcil, você usa a parte carimbada na pele, ou seja, você não precisa usar o desenho invertido. Para um decalque só de sulfite, você vai colocar na pele a parte que você passou a caneta, que também é a mesma da impressão ~~> ou seja, você precisará imprimir o desenho ESPELHADO.
A minha tatuagem da Bellatrix do Harry Potter eu fiz com papel higiênico e delineador líquido, mas só arrisquei esse decalque "se vira nos 30" por ser um desenho pequeno e simples.

Para fazer um molde, basta imprimir a tatuagem e recortar o interior dela, assim, você vai usar os produtos de preenchimento (as maquiagens e tintas) direto na parte que está recortada e expondo sua pele. Se você usar sulfite normal, não use produtos a base de água... você sabe muito bem o que pode acontecer hehe!
Além do sulfite, você pode imprimir o desenho em um papel adesivo, assim você não precisa segurar o papel na pele ou colar com durex, fitas crepe etc. Além da vantagem dele grudar na pele, você pode imprimir em adesivo do tipo que brilha, esses são mais resistentes a àgua, e você já pode passar a usar produtos como o pancake pra preencher.

Outro papel adesivo que indiquei no vídeo é o adesivo em vinil, quase que um papel contact. Ambos você encontra facilmente nas gráficas e já pode levar sua tatuagem direto pra lá e mandar imprimir.
Porém, não esqueça que recomendo o vinil apenas pra tatuagens grandes, pois a venda dele é por metro.

Os outros papéis para tatuagens próprios para isso que eu citei foram o Water Transfer, o Silhouette e o The Magic Touch. Os nomes são links clicáveis para redirecionar para a compra dos mesmos.

Eis agora um vídeo do modo de como se usa o Water Transfer. O método que eu achei o mais legal de todos, mas que, por usar água pra tranferir, não pode ser usado pra cosplayers de pele colorida. Ou até pode, dependendo muito do desenho, e se a pessoa fizer a tatuagem antes da pinura da pele (ai vai ter que tomar cuidado pra nao pintar por cima da tatuagem...).





Por fim, pra fixar, as dicas são as mesmas do episódio 3 - só não use spray de cabelo! Ah! E algumas dicas que eu falei no vídeo vieram desse último vídeo aqui, como a da base de unha:





Ufa! Acabou! Esse foi um dos conteúdos que mais passei dias produzindo, espero mesmo que ajude muita gente! Não esquece de deixar um comentário legal caso você tenha gostado do post!

Até a próxima! 




Um comentário:

  1. achei legal esse metodo para tatuagem, vou fazer tambem :D

    http://bloggdoanonino.blogspot.com.br/2016/09/como-fazer-tatuagem-falsa-com-caneta-em.html

    ResponderExcluir